segunda-feira, 6 de junho de 2011

Educação tecnológica: perspectiva e desafios.

     O avanço das tecnologias nos remete a pensar que haverá uma diminuição gradativa do suporte impresso  e, consequentemente, o uso generalizado de textos eletrônicos.
     As tecnologias forçam-nos a empreender ações inovadoras e buscar alternativas para um planejamento diferente que promova a interação com o real no mundo globalizado, é preciso compreender o sentido e a utilização das novas tecnologias para a construção do conhecimento.
.    "A era da mudança é percebida quando o ser humano reconhece que não mais controla". (Reis, 1996, p. 17).
     Em nossa prática pedagógica cotidiana, temos consciência de que é cada vez maior a demanda por indivíduos mais preparados e melhor qualificados para acessar e absorver as modernas tecnologias de forma ágil e criativa.
    A educação tecnológica não impõe o ensino das novas tecnologias,mas promove o despertar para a interpretação do contexto social atual a luz de seus condicionamentos e fundamentos, por isso, é importante levantar questões relativas aos valores do momento em que vivemos, sobressaindo a dimensão ética num mundo cravado de tecnologia em todos os setores.
    "Educação é esse misto de responsabilidade e de muita esperança na possibilidade de transformações na sociedade". (GRINSPUN, 1999, p. 64).
    Nossa responsabilidade está relacionada às práticas e transformações da sociedade. Para tentarmos não ficar longe dessa realidade, devemos buscar o que ela oferece, lançando mão da produção de informações.

Um comentário:

  1. Temos que nos interagir com a tecnologia mas não deixam que ela seja o principal meio de comunicação e aprendizado.

    ResponderExcluir